Arquivos MKV

Para aqueles que estão desconfiados com o novo formato de vídeo x264, que está contido no container MKV, baixem a abertura do Naruto Shippuuden. O arquivo pouco excede 10MB, e é um bom exemplo da qualidade do novo codec de vídeo. Para aqueles que amam o RMVB, aqui está um breve comparativo:

RMVB - mais comum entre os websites, o codec é um pouco mais leve e mais comum (Real Alternative). Seu áudio geralmente é muito fraco. Não suporta legenda interna (ou seja, as legendas estão forçadas no vídeo).


MKV - exige um codec mais recente (como o K-lite Full 3.5.7), no entanto, suporta arquivos com várias faixas de vídeo e de legendas (como um DVD). Suporta áudio em OGG Vorbis (um dos melhores formatos de áudio que existe, junto ao AAC, os dois são muito melhores do que o MP3).

O novo codec de vídeo x264 veio para substituir o XviD e o DivX. A qualidade atingida por esse codec é, muitas vezes, melhor do que a atingida pelo RMVB. Só que ainda falta divulgação e compatibilidade, pois esse arquivo é um pouco mais pesado para rodar do que o RMVB. Há possibilidades de a TV Digital que será implantada aqui no Brasil utilizar o x264 como padrão.
x264 = h264, AVC e AVC1.